Motos, rock e sustentabilidade! Muito além da cultura motociclística, aventuras e música de qualidade, o cuidado com o meio ambiente mostra a verdadeira magnitude do Capital Moto Week. Nesta quinta-feira (26), o maior festival de moto e rock da América Latina recebeu representantes de institutos, patrocinadores, parceiros e formadores de opinião para o Tour Lixo Zero, apresentando os bastidores da Cidade da Moto, que funciona 24h por 10 dias e recebe mais de 800 mil pessoas. Com o certificado Lixo Zero pela Zero Waste International Alliance, o festival é referência em sustentabilidade no Brasil.
Com a participação de representantes do Instituto Federal de Brasília, Banco do Brasil, Abralatas e da Secretaria do Meio Ambiente, o tour detalhou algumas das 90 ações sustentáveis do Capital Moto Week. A CEO, Juliana Jacinto, comentou a complexidade logística para ser Lixo Zero com uma área de 320 mil m². "Mesmo com todos os desafios, nosso compromisso é reforçar as práticas sustentáveis e promover impacto positivo em todas as áreas do CMW”, afirmou Juliana. “Ser sustentável é mais do que reciclar e ressignificar resíduos. É cuidar do meio ambiente e das pessoas”, completou a CEO.
Liderando o tour, Kallel Kopp (IS.ECO), co-diretor de Sustentabilidade do CMW, acrescentou: “O Capital Moto Week é capaz de influenciar e criar ecossistemas que ajudam a preservar o meio ambiente. É um ação de resiliência”, relatou. Por sua vez, Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, parabenizou o festival por colaborar com a cidade e enfatizou o valor da consciência ambiental. “A diversão deve ser alinhada à responsabilidade social. Temos deficiência nessa política pública, mas ter um festival que preza pela sustentabilidade é fundamental”.
Neste ano, o CMW aprimorou as iniciativas de sustentabilidade em diversas frentes, com destaque para ações de conscientização ambiental. Na visita guiada ao centro de triagem e reciclagem dos materiais, o público pode conhecer a operação Lixo Zero, com atuação da Cooperativa de Catadores de Brazlândia (Acobraz), garantindo a taxa de desvio de aterro de mais de 90% e fortalecendo a economia circular. “Ao conhecerem esse processo, as pessoas se conscientizam e replicam as práticas”, indicou Kallel. As visitas acontecem de 18 a 27 de julho, sempre às 11h e 14h.
A cooperativa ACOBRAZ, escolhida por estar localizada em uma região de baixo IDH em Brazlândia (DF), é a responsável por separar os materiais de modo que os catadores, que são remunerados, consigam vendê-los. Os 10 dias do festival equivalem a meses de trabalho na cooperativa, que já recolheu duas caçambas de 40m3 de latinhas. A expectativa é que, até o final do CMW, sejam preenchidas outras duas. “É uma grande satisfação trabalhar em um festival desse tamanho. É uma renda a mais vinda de muita batalha, que dura o dia inteiro”, afirmou o catador Severino Pacheco (40).
Outra novidade são as atividades gamificadas envolvendo o meio ambiente. Por meio do inédito Capital Moto Game, o público é incentivado a cumprir missões sobre reciclagem e práticas sustentáveis no complexo. Cada tarefa rende pontos aos jogadores, que podem receber brindes e recompensas. A proposta do festival é continuar ampliando as iniciativas de sustentabilidade, comunicação e aprendizado sustentável. “Nossa meta é gerar para a sociedade a partir do Capital Moto Week, e não o contrário. O bem que estamos deixando para o mundo é o que nos motiva”, finalizou Kallel.
Lixo Eletrônico Zero
Pelo segundo ano, o Capital Moto Week extrapola seu complexo para bater na porta da comunidade da Granja do Torto, bairro onde acontece o festival, para recolher lixos eletrônicos obsoletos, como geladeiras, fogões e televisores de tubo, além de grande quantidade de pilhas. Em parceria com a Prefeitura Comunitária da Granja do Torto e a ONG Programando o Futuro, o CMW visita 1.000 residências do bairro entre 25 e 27 de julho. Em 2023, foram coletadas 2 toneladas de resíduos eletrônicos na comunidade.
SERVIÇO
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek